Dicas para a Certificação OCM Java EE Enterprise Architect

Olá pessoal, hoje irei postar e comentar algumas dicas para quem tem interesse em adquirir a certificação OCM Java EE 6 Enterprise Architect.

A Certificação

Esta certificação se enquadra no titulo Master da Oracle, por esta razão ela é mais complexa do que as outras Certificações do mundo Java, para mais detalhes consulte a página oficial da certificação.

Fases da Certificação

A certificação é composta por 5 fases, sendo 3 exames, 1 treinamento oficial e o envio de documentos, na seguinte ordem:
  • Realização de Curso Oficial;
  • Exame 1Z0-807;
  • Exame 1Z0-895;
  • Exame 1Z0-866;
  • Envio do curso oficial (Course Submission Form).


Realização do Curso Oficial

Esta etapa é uma exigência que a Oracle faz principalmente para os exames OCM, onde cada candidato deve ter concluído um curso oficial, cada exame tem uma relação de cursos que podem ser realizados, onde você deve realizar pelo menos um curso, não sendo necessário realizar vários.

Você pode realizar o curso antes de começar o processo ou até mesmo no decorrer, o importante, é que ao concluir e ser aprovados em todas os exames, tenha concluído também algum dos cursos relacionados, pois ao final do processo será necessário uma comprovação, através de um envio de informações no site da PersonVUE.

No momento em que escrevi o tutorial, a lista de cursos é a seguinte:

Relação de cursos oficiais que servem para a OCM Java EE, fonte: Oracle.

Onde realizar o Curso Oficial ?

O curso pode ser realizado em algum centro de treinamento que forneça qualquer um dos cursos relacionados e que seja oficial/parceiro Oracle, ou seja, antes de comprar ou realizar o treinamento, confirme se a escola realmente esta credenciada, e se o curso é algum da relação mencionada anteriormente.

Da relação de cursos, eu recomento: Architect Enterprise Applications with Java EE, porque os assuntos e o material do curso, são focados em Arquitetura Java EE, falando sobre Requisitos não Funcionais, Tecnologias Java EE, Análise de Risco, entre outros assuntos que são cobrados nos exames.

Uma outra dica é realizar o curso antes de qualquer prova, novamente porque este curso ajuda muito na realização de todos os exames.

Em São Paulo, realizei o curso na Globalcode Treinamentos, eles possuem em seu catalogo o treinamento Architect Enterprise Applications with Java EE, e são credenciados pela Oracle.


Exame 1Z0-807 (Multiple Choice)

Esta prova segue o modelo tradicional das outras certificações Java, ela é composta por 60 questões de múltipla escolha, onde cada questão pode ter mais de uma alternativa correta, o tempo para realizar o exame é de 150 minutos, o score necessário para ser aprovado é 71%.

Para realizar este exame você precisa comprar o voucher no site da Oracle, ou realizar todo o processo diretamente no site da PersonVUE.

Para se preparar para este exame você precisa estudar basicamente os seguintes tópícos:
  • Design Patterns;
  • Requisitos não funcionais;
  • Tecnologias da Plataforma Java EE 6.

Dicas

  • No momento do exame manter a calma, e evitar ficar muito tempo em uma mesma questão, por exemplo, na tela do exame você tem a opção de marcar para revisão, caso você perceba que esta perdendo tempo em uma determinada questão, marque para revisão e vá para a seguinte, só tenha cuidado para não marcar muitas questões e no final não conseguir responder todas.


Exame 1Z0-865 (Assignment)

Esta prova é sem dúvida a que deixa as pessoas com mais dúvidas, ela é composta por um projeto, onde você é o arquiteto responsável por elaborar uma arquitetura para solucionar os requisitos propostos.

Para realizar este exame você precisa comprar o voucher no site da Oracle, ou realizar todo o processo diretamente no site da PersonVUE.

Após você realizar a compra do exame, você ira realizar o download da especificação do projeto no site da PersonVUE, esta especificação contém todos os detalhes do seu projeto.

Dicas

  • Prazo de Entrega
    • Aqui sem dúvida é o principal ponto de atenção, após a compra do exame, você tem 6 meses para efetuar o submit do projeto;
    • Atenção: Este prazo agrega o envio do projeto (1Z0-865) e a realização do exame (1Z0-866), então você precisa enviar o projeto e realizar a prova dissertativa dentro do prazo de 6 meses.
  • Criação do Projeto
    • Leia com muita atenção o documento de requisitos, procure entender e focar nos requisitos não funcionais, por exemplo, caso seu projeto necessite de Escalabilidade, deixe claro Como você irá solucionar este problema;
    • O projeto é criado utilizando UML, ou seja, não é necessário nenhum código, em sua especificação irá conter todos os diagramas que você precisa enviar e o score que cada um terá em sua nota final, mas basicamente os diagramas são: Classes, Componentes, Deployment e Sequência;
    • Quando estamos entendendo os requisitos do projeto, é comum identificar pontos com pouca clareza, ou até mesmo não detalhados, então precisamos realizar algumas suposições sobre os requisitos, é muito importante que você crie um documento contendo todas as suas suposições (Assumptions), porque é necessário que você encaminhe estas informações no seu projeto;
    • Outras informações que devemos registrar são as decisões (Decisions) que tomamos no decorrer do desenvolvimento, por exemplo, "Utilizamos Cluster de Application Server para aumentar a escalabilidade";
    • No projeto também é necessário pontuar os riscos do projeto (Risks), e detalhar como você irá solucionar cada um deles;
    • Todo o projeto deve ser desenvolvido em Inglês, sendo as notas que vocês acrescenta nos diagramas, os documentos, e qualquer outra parte onde você escreva.


Exame 1Z0-866 (Essay)

Esta fase é a ultima etapa para concluir a Certificação, sendo ela um exame onde você irá responder algumas questões sobre o projeto que você desenvolveu, diferente das outras certificações Java, esta é uma prova dissertativa, então caso não tenha um total domínio do Inglês (leitura e escrita), recomendo treinar antes, para que não tenha dúvidas ou interpretações erradas.

Para realizar o exame você terá 120 minutos, o site marca o número de questões como NA, quando realizei o exame foram 8 questões, e os 120 minutos foram em cima para responder todas, então recomendo muita atenção neste ponto para não se preocupar com tempo.

Dicas
  • Prazo de Entrega
    • Como mencionei anteriormente, você terá um prazo de 6 meses após comprar o Assigment, para realizar o submit do projeto prático e realizar o Essay em um centro oficial;
    • Muito importante não deixe para os últimos dias o envio do Assigment e o exame Essay, porque em caso de passar o tempo, terá que realizar uma nova compra de ambas as provas, assim irá perder tempo e dinheiro;
    • Outra dica que acho fundamental é marcar o Essay logo após enviar o Assigment, porque dessa forma você tem seu projeto e todos detalhes em mente, facilitando e muito as suas respostas, lembre-se que os avaliadores iram analisar se as respostas do Essay estão alinhadas com o Assigment. 
  • Questões
    • As Questões focam em vários aspectos da arquitetura, então podem existir questões como:
      • How does your Design handle Availability ?
      • How does your Design handle Persistence ?
    • Do decorrer do projeto prático, recomendo ir treinando possíveis questões, isso ajuda muito na hora do exame.


Envio do Curso Oficial (Course Submission Form)

Esta etapa exige que o candidato tenha concluído um Curso Oficial, e envie os dados através do site da PersonVUE.

Esta etapa consiste em preencher alguns dados com informações sobre o titulo que você deseja, no caso a OCM Java EE, e dados sobre curso que realizou, após alguns dias do envio, você será notificado se as informações são válidas para obter o titulo.

Realize esta etapa somente após ser aprovado em todos os exames anteriores, pois caso não seja aprovado, esta etapa não é necessária.

Materiais de Estudo

Com relação a materiais, existem muitos, isto porque praticamente passamos por todas as áreas da Plataforma, sendo Web, Segurança, Persistência, Requisitos não Funcionais, etc, vou listar alguns materiais e livros que recomendo para ajudar nas etapas da certificação:
  • Material do Curso Oficial
    • Sem dúvida ajudou muito, principalmente no exame 1Z0-807, como mencionei realizei o treinamento "Architect Enterprise Applications with Java EE";
  • Livro: UML 2 - UMA ABORDAGEM PRATICA 
    • Autor: GILLEANES T. A. GUEDES
    • Editora: Novatec
  • Livro: OCM Java EE 6 Enterprise Architect Exam Guide 
    • Autor: Paul R. Allen ‎e Joseph J. Bambara
    • Editora: McGraw-Hill Education 
  • Documentação Oficial Java EE Oracle


Conclusão

Esta Certificação é bem complexa e detalhada, mas com certeza vale muito a pena buscar este titulo, além de ser o mais importante entre as certificações do mundo Java, sem dúvida é uma ótima maneira de aprender e se aprofundar no mundo Java EE.

Até a próxima.

Comentários

Popular Posts

Criando arquivos de log com Log4J

Monitorando o Tomcat com Java VisualVM

Gerenciamento de Transações com EJB - Parte 2

Injeção de dependências em Java EE usando @Inject, @EJB e @Resource ?

AngularJS - Formatando Datas com o Filter Date

JBoss AS 7 - Instalação e Configuração

Configurando o arquivo application.properties do SpringBoot

Métodos Utilitários da Classe String

Criando Módulos e DataSources no Wildfly

Criando um Projeto com Spring Boot