Pular para o conteúdo principal

Skipping Tests, Profiles e Debug com Maven

Olá pessoal, hoje iremos ver alguns comandos utilitários no processo de build do Maven.

O Processo de Build

O Maven é uma ferramenta que trás muitos benefícios ao ambiente de desenvolvimento, com ele gerenciamos dependências, versionamento e configurações dos projetos.

Uma parte muito importante que devemos nos atentar é com o processo de build, este processo é composto pela execução de todo o ciclo de vida do Maven, execução dos plugins presentes no pom.xml e a criação do artefato final.

É comum nos depararmos com builds que demoram vários minutos para completar, caso seja o seu caso, existem algumas métricas que dizem que "um processo de build não deve demorar mais que 5 minutos".

Maven Skip Tests

A execução dos testes é algo fundamental em projetos de softwares, mas as vezes nos deparamos com cenários onde precisamos executar o processo de build e não executar o pipeline de testes, com Maven temos 3 maneiras de executar tal tarefa, sendo:


Plugin


<plugin>        
 <groupId>org.apache.maven.plugins</groupId>
 <artifactId>maven-surefire-plugin</artifactId>
 <version>2.12.4</version>
 <configuration>
    <skipTests>true</skipTests>
 </configuration>
</plugin>

Linha de Comando


mvn install -DskipTests

Linha de Comando, evitando a compilação dos Testes


mvn install -Dmaven.test.skip=true

Maven Profiles

Profiles é algo que praticamente todos ambientes de desenvolvimento necessitam, isso porque é comum termos particularidade entre os ambientes de desenvolvimento, testes, homologação e produção.

No Maven temos os profiles de build, estes permitem que de acordo com o profile configurado, diferentes processos e plugins sejam executados, para executarmos profile devemos fazer o seguinte:

<profiles>
   <profile>
      <id>dev</id>
       <!-- Código do build -->
   </profile>
   <profile>
      <id>homolog</id>
      <!-- Código do build -->
   </profile>
   <profile>
      <id>prod</id>
      <!-- Código do build -->
   </profile>
<profiles>

Após termos a configuração no pom.xml, podemos executar informando qual profile queremos executar:

mvn package -P dev

Aqui podemos ver a flag -P esta determina qual profile queremos que nosso build execute.

Maven Debug

Uma coisa muito comum é realizar o debug de um processo de build, esta operação nos permite verificar cada execução do processo, analisando qual o fluxo de cada parte do build.

No Maven, o padrão é executar todo o processo como INFO, ou seja, apesar informações essenciais serão exibidas no console, para executar o build em modo debug podemos passar a flag -X, como o abaixo:

mvn package -X

Todas essas pequenas configurações que realizamos ajudam no processo de build, tornando mais simples encontrar bugs, executar diferentes processos e encontrar problemas de performance.

Até a próxima.

Referências


Comentários

Postagens mais visitadas do Blog