Pular para o conteúdo principal

Integração entre o Eclipse IDE e o Tomcat

Olá pessoal, hoje iremos ver como integrar o Eclipse IDE ao Tomcat, assim ganhamos maior produtividade no desenvolvimento de sistemas Web com Java.

O Eclipse IDE

O Eclipse é uma IDE para desenvolvimento de sistemas muito utilizada, com ela podemos desenvolver sistemas com diferentes linguagens, como Java, PHP, C, C++, etc.

Para desenvolvimento Java, atualmente o Eclipse é a IDE mais utilizada no mercado, isso se deve a sua facilidade de uso, plugins e recursos que ajudam na produtividade.

O download do Eclipse, pode ser realizado através do link oficial, atualmente o Eclipse esta na versão 4.2 chamada de Juno:


A versão que iremos utilizar neste tutorial é a Eclipse for Java EE Developers, que é uma versão que além dos recursos do Eclipse Classic, possui recursos específicos para o desenvolvimento Java EE (Servlets, JPA, EJB, etc), o link para download é o abaixo:


O Tomcat

O Tomcat é um Web Conteiner desenvolvido pela Apache Foundation, atualmente é um dos Conteiners mais utilizados e possui um amplo suporte pela comunidade de desenvolvimento Java.

O download do Tomcat pode ser realizado através do link abaixo, atualmente esta na versão 7.0.37:

http://tomcat.apache.org/download-70.cgi

Deploy de Projetos Java

Para entendermos como e porque da integração entre Eclipse e Tomcat, vamos recapitular como que funciona a publicação de aplicativos Java em um Conteiner, este processo de publicação é chamado de deploy.

Existem algumas formas de realizar o processo de deploy, uma das mais conhecidas, é através da  geração do arquivo WAR (Web Archive), este arquivo agrupa toda a estrutura comum de um projeto web facilitando o processo de deploy.

Para realizar o deploy de um war existem várias formas, no Tomcat, podemos realizar por meio de upload na área de administrativa ou copiá-lo direto para o diretório webapps, mas este processo em um ambiente de desenvolvimento torna-se improdutivo, pois temos alterações contantes no projeto.

Para contornar todo este processo, podemos integrar a IDE com o Conteiner, assim ganhamos em produtividade no desenvolvimento, pois não temos que a cada alteração realizar todo o processo tradicional de deploy.

O Processo de Integração

A integração entre o Eclipse e o Tomcat é muito simples, basta seguir o wizard que a própria IDE fornece, como teste criei um pequeno projeto web com a seguinte estrutura:



Criamos também uma Servlet para acessar pelo browser interno da IDE:


Agora temos nosso projeto criado e os recursos prontos, vamos analisar como realizar a publicação do projeto no Tomcat dentro da IDE:
  1. Botão direto no projeto;
  2. Ir em Run on Server.
Após, devemos selecionar o Tomcat v7, como na tela abaixo:


Após, devemos adicionar o diretório de instalação do Tomcat, como na tela abaixo:


Agora para executar o projeto no Conteiner,  basta realizar o seguinte procedimento:
  1. Botão direto no projeto;
  2. Ir em Run on Server;
  3. Selecionar o Tomcat 7.
Será aberta uma janela com o browser interno do Eclipse, onde esta sendo realizada uma requisição a Servlet de exemplo, como mostrado na tela abaixo:



Um ponto interessante, é que toda configuração pode ser gerenciada por uma tela administrativa, onde podemos configurar Portas, Timeout, Tempo de Publicação, entre outras configurações:



A integração entre IDE e Conteiner é uma coisa muito comum, esta integração pode ser realizada com vários tipos de IDE e Conteiners diferentes.

Até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas do Blog