Olá pessoal, hoje iremos abordar um assunto muito interessante, que é a escolha de um Framework, com certeza muitos desenvolvedores e arquitetos já ficaram com dúvidas na hora de tomar esta decisão tão importante, e que pode influenciar no sucesso do projeto.
Vou listar algumas práticas e experiências que adquiri nesses últimos anos, onde fui responsável por estas escolhas, iremos focar na plataforma Java, mas o processo de definição e escolha de APIs e Frameworks, pode ser adotado em qualquer outra linguagem, pois são passos que independente de tecnologia, ajudam a tomar as melhores decisões.
Devemos Usar um Framework ?
A necessidade do mercado por softwares evoluiu muito com o passar dos anos, hoje temos sistemas operando em quase todas as áreas: Financeira, Médica, Jurídica, entre outras, com toda essa demanda, o setor de desenvolvimento teve que evoluir para acompanhar a alta procura por sistemas em um curto prazo.
Os Frameworks entram nesse ponto, eles ajudam propondo soluções para problemas recorrentes que aparecem ao desenvolver sistemas diversos, exemplos:
- Web
- Persistência
Quando adotamos algum framework para desenvolver algumas camadas do nosso software, conseguimos muito benefícios, tais como: reduzir o tempo de desenvolvimento, aumentar a qualidade, reuso de funcionalidades, entre outros.
Como Escolher um Framework ?
Com certeza esse é um tópico que irá reunir muita discussão, pois a escolha de um framework, é algo que depende de vários fatores, vou citar alguns que podem ajudar na hora da escolha:
- Suporte do Mantenedor
- É importante que o desenvolvedor/empresa que desenvolveu o framework, dê suporte e seja ativo na comunidade.
- Suporte da Comunidade
- É muito bom quando o framework escolhido é bem aceito pela comunidade, seja em fóruns de discussão, em blogs, entre outros meios, assim podemos tirar dúvidas e esclarecer tópicos que aparecem no decorrer do desenvolvimento.
- Conhecimento da Equipe / Curva de Aprendizado
- É importante que a equipe tenha conhecimento sobre o framework escolhido;
- Na escolha do framework, pode acontecer de que membros da equipe não o conheça, com este cenário, qual tempo um desenvolvedor vai levar para aprender detalhes funcionais do framework ?
- Protótipo
- Antes de homologar um framework é muito importante desenvolver um Protótipo, assim podemos realizar testes funcionais e analisar se o mesmo irá atender aos requisitos do software.
- Atende aos Requisitos ?
- Para responder a esta pergunta, é fundamental os itens anteriores, pois com todos eles documentados conseguimos de forma clara e objetiva a resposta.
É muito comum as empresas adotarem um framework como padrão, mas até onde isso é uma vantagem ou desvantagem ?
Vou listar abaixo alguns pontos dessa abordagem:
- Vantagens
- Melhor reuso de funcionalidades;
- Membros da equipe podem focar seus estudos no framework, assim temos uma equipe mais preparada tecnicamente;
- Desvantagens
- Utilização de um framework X onde o Y seria mais adequado;
- Exemplo: Em uma aplicação Web que usa serviços REST, usar um framework Component Based onde um Action Based seria mais adequado.
- Criar funcionalidades externas as propostas pelo framework, devido ao mesmo não atender aos requisitos de um novo software da empresa.
Conclusão
Como mencionei anteriormente, este é um assunto muito complexo em arquitetura de aplicações, porque pode trazer muitas consequências ao projeto, então é importante que a decisão final seja baseada em vários itens que comprovem que o framework escolhido, irá realmente atender aos requisitos do software que será desenvolvido.
Até a próxima.
Comentários
Postar um comentário