Ao trabalhar com SpringBoot, nos deparamos com várias configurações que devem ser realizadas, com isso, é necessário conhecer o arquivo onde adicionamos as configurações para o projeto.
Tipos de Arquivos
O SpringBoot permite utilizar 2 diferentes tipos de arquivos de configurações:
- application.properties (Properties);
- application.yml (Yml).
Por padrão e geralmente o mais utilizado é o application.properties, mas é uma opção que o framework nos fornece, as configurações adicionadas em ambos os arquivos são as mesmas.
Exemplo de Configuração
O arquivo de configuração deve conter as configurações essenciais para o uso do SpringBoot, em seu projeto, vamos ver alguns exemplos:
- spring.application.name: Nome da aplicação;
- server.port: Porta qual o container embedded irá alocar;
- server.compression.enabled: Habilita a compressão da resposta http;
- logging.level.*: Habilita o Logging já configurado.
Existem uma grande quantidade de informações que podem ser adicionadas ao arquivo de configuração, o uso depende das necessidades do seu projeto.
O SpringBoot disponibiliza uma documentação ampla onde podemos entender todas as configurações do application.properties:
Dicas para criar o application.properties
Um arquivo de configuração é onde adicionamos informações importantes para o projeto, então ele deve ser bem estruturado para que outras pessoas possam manter ou administrar a aplicação, vamos listar alguns detalhes que pode deixar nosso arquivo mais organizado:
- Identação das configurações;
- Comentários;
- Somente configurações necessárias;
- Referências externas.
Até a próxima.
Comentários
Postar um comentário