Pular para o conteúdo principal

Ferramentas Gráficas para MongoDB

Olá pessoal, hoje iremos analisar algumas ferramentas gráficas para utilização do banco de dados MongoDB.

As Ferramentas

Em banco de dados relacionais é comum interagirmos com os databases por meio de alguma ferramenta gráfica, por exemplo, com PostgreSQL podemos usar o pgadmin, com Oracle temos o SQL Developer, entre outras.

Com MongoDB, além do tradicional console, temos várias opções no mercado, sendo elas open source ou pagas, vou listar 2 que venho utilizando:
  • Robo3T (conhecido como Robomongo);
  • NoSQLBooster for MongoDB.


Robo3T

Esta foi a primeira ferramenta na qual tive contato ao entrar no mundo do MongoDB, anteriormente era conhecida como RoboMongo, ela possui uma interface simples e de fácil utilização e está disponível para Linux. Mac e Windows.


Interface inicial do Robo3T.

Uma das grandes vantagens que vejo nesta ferramenta é a facilidade de realizar consulta e visualizar os dados, para isso basta clicar sobre uma coleção e a consulta já será realizada fornecendo diferentes opções de visualização, sendo em tree, table ou json. 

Visualização de dados de uma coleção.

Esta é uma ferramenta que venho utilizo bastante, e que também possui uma boa aceitação pelo comunidade de desenvolvimento.

NoSQLBooster for MongoDB

Esta ferramenta é mais robusta e com vários recursos, sua interface lembra uma IDE, onde temos vários recursos interessantes mesmo utilizando a versão free, esta disponível para Linux, Mac e Windows.



Interface inicial do NoSQL Booster for MongoDB.

Até o momento possui uma edição free para uso pessoal/comercial mas com funções limitadas, para detalhes sobre licença e termos de uso, consulte o site oficial da ferramenta.

Detalhes sobre versão e descrição de licença.

No site existe listas de comparação de features disponíveis em cada versão, vale a pena analisar e definir qual versão se adapta melhor a sua necessidade:


A visualização dos dados é bem detalhada, possuindo recursos bem interessantes como exportação, manipulação de dados direto no grid, entre outras. 

Visualização de dados de uma coleção.

A ferramenta possui um recurso bem interessante, ao clicar sobre uma coleção ou index será exibido informações administrativas, como tamanho em disco, engine, etc, isso ajuda bastante quando temos que analisar recursos utilizados pelo database.

Visualizando detalhes da coleção.

Conclusão

Existem várias outras ferramentas disponíveis no mercado, listei as 2 que tenho experiência, e atualmente tenho utilizado, acredito que vale a pena realizar testes e ter ambas em seu ambiente, dessa forma será aproveitado o melhor de cada uma delas.


Referências



Comentários

Postagens mais visitadas do Blog