Pular para o conteúdo principal

Docker - Manipulando Imagens

Olá pessoal hoje iremos começar uma série de tutoriais falando dos principais comandos que utilizamos em ambientes com Docker, e para começar vamos falar sobre imagens.


Começando com Docker

Aqui não vamos entrar em detalhes de instalação do Docker, mas vou deixar abaixo links para tutoriais que explicam estes detalhes.

O Que são Imagens

As imagens são Templates para criação dos containers, nelas adicionamos informações sobre o SO, comandos de inicialização, entre outras configurações, para ficar mais claro oque são as imagens, podemos fazer uma analogia entre imagens x containers com classes x objetos em linguagens de programação orientadas a objetos como Java, Kotlin, etc.

Principais Comandos

Utilizando o help

O comando mais útil que teremos ao manipular Docker é o help, ele pode ser utilizando em vários níveis, sendo direto no image ou em um subcomando de image, ele irá fornecer detalhes sobre como o comando deve ser executado, atributos, sintaxe, etc:

docker image --help

docker image <comando> --help


docker image --help

docker image build --help

Criando uma imagem

A criação de uma imagem consiste na leitura de um arquivo descritor contendo toda a sequência de camadas, com Docker este arquivo é o Dockerfile, na execução do comando build é importante que o arquivo Dockerfile esteja presente no diretório.

docker image build -t <<name_image>> .

Listando imagens

Podemos listar as imagens de diferentes formas, abaixo temos os diferentes comandos que podem ser utilizados, como resultado teremos a lista de imagens presentes em seu ambiente:

docker images
 
docker image list
  
docker image ls

Resultado da execução do docker images.

Procurando novas imagens

Este comando é bem interessante porque ele retorna as imagens encontradas no repositório que coincidem com a palavra procurada.

docker search <<palavra chave>>

Abaixo executamos o search procurando por node:

Resultado da procura por node.

Download de novas imagens

O comando pull serve para baixar uma imagem do repositório para nosso ambiente local, aqui vale ressaltar que uma imagem pode conter diferentes tags, com isso devemos especificar no comando qual tag gostaríamos, caso a tag não seja especificada, o padrão será o download da tag latest.

docker pull <<nome_imagem:tag>>

Baixando a imagem do cassandra.

Removendo imagens

Para remover uma imagem do ambiente local podemos executar o comando abaixo:

docker image rm <ID ou nome_imagem>

Existem alguns momentos que podemos ter problemas com o rm, por exemplo:
  • Caso exista um container ativo criado a partir da imagem, não poderemos exclui-lá;
  • Caso tenhamos a mesma imagem no ambiente com versões diferentes, devemos passar a tag que gostaríamos de excluir: <ID ou nome_imagem>:<tag>

Informações sobre a imagem

Utilizamos este comando para exibir informações detalhadas sobre a imagem, o resultado será um JSON contendo um conjunto de informações, que podem ser utilizadas em ferramentas de gestão de ambiente, ou para detalhamento de como a imagem foi criada.

docker image inspect <ID ou nome_imagem>

Salvando uma imagem em arquivo TAR

Um recurso interessante mais pouco utilizado é a possibilidade de salvar a imagem em um arquivo TAR, dessa forma podemos levar nossa imagem para um outro ambiente como um arquivo compactado.

docker image save <ID ou nome_imagem> --output <destino do arquivo>

Ao executar: docker image save nginx:1.12-alpine --output c:\\nginx-1.12-alpine.tar, teremos a criação do arquivo nginx-1.12-alpine.tar

Importando uma imagem de um arquivo TAR

É possível importar um arquivo .TAR contendo uma imagem, aqui vamos executar a importação do nginx que geramos no exemplo anterior, teremos a criação da imagem no ambiente de acordo com o nome tag usadas no comando:

docker image import <caminho e nome_arquivo_tar> <nome_imagem:tag>

 Veja abaixo a listagem após executar o import com nginx:1.12-alpine

Listagem da imagem importada do arquivo TAR.

Conclusão

Existem uma porção de outros comandos que podemos utilizar para manipular imagens Docker, a grande vantagem de trabalhar com uma ferramenta completa como estaé sua vasta documentação, que contém praticamente todos os comandos e seus resultados muito bem detalhados.

Até a próxima.

Referências




Comentários

Postagens mais visitadas do Blog